Farini, um clima de montanha
A história da pequena cidade de Farini teve início na Idade Média, período de diversos assentamentos feudais nessa região montanhosa. Como qualquer vilarejo dessa região italiana, Farini também foi palco de disputa entre facções religiosas, famílias, nobres e conquistadores.
Os primeiros assentamentos remontam ao século III a. C., pelos lígures e, posteriormente, pelos romanos., que desfrutavam as minas de ferro da zona. A partir da Idade Média, Nicelli, Camia e Landi foram as famílias poderosas a dividirem o comando, antes da cidade ser ocupada por Napoleão. Em 1867, Vittorio Emanuele II acolheu a solicitação de moradores importantes e decretou a nova entidade administrativa de Farini d’Olmo, que acabou adotando o nome de Farini. Infelizmente a bela região conta com poucos recursos para manter a população local, o que provoca uma migração contínua.
Turisticamente a cidade tem alguns atrativos, considerando a gastronomia local, algumas construções arquitetônicas e o esforço da administração local em promover eventos, além dos diques no córrego Nure, que tem atraído muita gente durante o Verão. O que não falta são opções de hospedagem e restaurantes; o clima é típico de montanha e convidativo para quem procura um lugar agradável e sossego.


