Leo Araújo
Uma estação cheia de memórias
A linha férrea que cruzou a região de Barreiros (assim como foi batizada o lugar que deu origem a região de Miguel Pereira) foi construída no fim do século XIX e tinha como objetivo ajudar no escoamento do café que vinha do Vale do Café do Paraíba.
A localidade ganhou uma estação no início do século XX, que proporcionou a vila nascida no lugar um outro nome, Vila da Estiva (que demonstra a importância do local como entreposto, que permaneceria até o nome definitivo, em homenagem ao médico Miguel Pereira. Por quase um século a estrada de ferro a via mais rápida para se chegar à região de vales e montanhas.
A locomotiva subia a serra com seu apito ecoando pelos montes, experiência que até pouco podia ser revivida com o trem turístico (que está em vias de revitalização). Atualmente, da era do trem, só sobrou a antiga estação de Miguel Pereira, que fica no centro da cidade e divide seu espaço com órgãos públicos e uma parada de ônibus.
Seus trilhos e estrutura porém ainda evocam o tempo que pessoas se apinhavam na plataforma e servem para turistas e visitantes que gostam de explorar os patrimônios históricos do nosso país.
Ler mais



+2