Antiga igreja de 1726, hoje Espaço Cultural
A Igreja da Barroquinha foi construída entre 1722 e 1726, estando ao longo dos tempos ligada às tradições católicas. Porém também funcionou como um terreiro de candomblé a partir do século XIX, tornando-se um importante centro ligado à cultura africana. Durante o século XX a Igreja esteve num grande estado de degradação, até que foi praticamente destruída por um incêndio no ano de 1984.
Em 2009 a Igreja foi restaurada e reinaugurada, transformando-se em um espaço cultural, embora mantendo alguns elementos intocáveis da mesma Igreja do século XVIII, como as torres, escadaria de acesso, sino e a cruz. Após uma nova reforma em 2014, o espaço apresenta uma Sala de Espetáculos para dança, música e teatro (com capacidade para 135 pessoas) além de uma Galeria de Arte para exposições. Muitas dos eventos
Ela está localizada na Praça Castro Alves, ao lado do Espaço Glauber Rocha, ligados por uma bela escadaria. Também é acessada pela ladeira da Barroquinha, espaço que antigamente era utilizado para o comércio de artigos de couro. Próximo da Igreja também está situado o Teatro Gregório de Mattos, outro importante espaço cultural baiano.