Em 2005 fiz uma viagem ao Brasil que...
Em 2005 fiz uma viagem ao Brasil que incluiu vários pontos emblemáticos deste enorme país. Um desses locais foi a região do Amazonas. A parecer um litoral marítimo, tal é o tamanho do rio Amazonas, a floresta densa e compacta apresenta-se, mal se sai de Manaus de barco. Na altura decidimos, um grupo de 5 pessoas, passar 5 dias num alojamento de selva, um eco-logde e conhecer um pouco esse tesouro da humanidade.
A estadia neste eco-lodge começa logo em Manaus, onde um barco nos veio buscar para levar numa viagem de cerca de 3 horas para o lodge. Não sem antes pararmos no Encontro das Águas, um fenómeno curioso na desembocadura do rio Solimões com o rio Negro, onde ambos os rios nas suas cores e densidades diferentes em vez de se misturarem, mantêm a sua independência. Durante a viagem foi ainda servida uma caldeirada com peixe local - não perguntem o quê, lá há peixes incríveis, que não existem em mais lado nenhum!
O eco-lodge fica a cerca de 40 km de distância de Manaus na margem do rio Negro, embrenhado na selva e de que apenas se vê a cabana do restaurante e o cais de acesso. É composto por várias cabanas redondas, estilo malocas (as cabanas que se encontram na região) com 2 apartamentos por cabana. A eletricidade é aqui um bem escasso e de luxo, assim a partir das 10 horas da noite ou não há eletricidade, ou há lâmpadas de baixa voltagem alimentadas por baterias, para não provocar ruído nem incomodar os animais noturnos. No restaurante é servida comida internacional, mas verdadeiramente deliciosa é a comida local já que é sobretudo à base de peixe simplesmente delicioso, como o pirarucu ou o tucunaré.
Notas Práticas:
Quando ir - Em princípio qualquer altura é boa, de ter em conta no entanto, que entre Maio e Julho as águas do rio estão no nível máximo, permitindo passeios de barco por entre as copas dar árvores nos igapós e baixam entre Agosto e Fevereiro. A diferença de nível pode ir de 10 a 14 metros!
Mosquitos - Como este lodge se encontra na margem do rio Negro de teor ácido, há poucos mosquitos, mas qualquer passeio para o interior da selva, vai ter por companhia exércitos deles, por isso deve-se levar roupa branca que cubra todo o corpo, bem como chapéus. A roupa deve ter sido previamente impregnada.
Pacotes - Há pacotes para estadias que vão desde 2 a 5 dias. Aconselho os de 4 a 5 dias, pois seria uma pena ter vindo até aqui e não usufruir desta região tão especial.
Humidade e calor - A 3 graus do equador o calor aqui é intenso e o teor de humidade do ar é muito alto sendo por isso difícil secar roupa que se tenha lavado!


