A Semana Santa é um grande evento
Na Antigua Guatemala, a Semana Santa é um grande evento. É impossível movimentar-se na cidade de outra forma que não seja a pé, já que a maioria das ruas estão cortadas para deixar passar as procissões. O chão está coberto de tapetes decorativos com motivos religiosos, que a procissão pisará ao passar. A maioria das procissões têm lugar durante a noite.
Implicam muito incenso, fumo, cantos, paixão e dedicação para aqueles que carregam os pesados altares de madeira. Ficar na Antigua durante esta época não é coisa fácil. O melhor será reservar alojamento com antecedência. Os preços são muito mais altos do que o resto do ano, devido à falta de espaço e, os lugares mais cobiçados são reservados com meses de antecedência. As procissões, uma para cada santo, são organizadas pela confraria de cada santo.
Passam por várias ruas, cada uma num dia específico. A maioria são só de adultos e algumas levam crianças a acompanhar. Para as crianças entrar na confraria é motivo de grande orgulho. A Semana Santa na Guatemala dura, na realidade, duas semanas. Começa no fim-de-semana anterior ao domingo de ramos e continua sendo que os principais dias sao a quinta e sexta-feira santas.