"city bike"
Piacenza é uma cidade plana, o que permite a locomoção em bicicleta sem muito esforço. Além disso, com a falta de estacionamento suficiente para atender toda a população, muita gente prefere ter uma bicicleta e viajar de trem. As bicicletas na cidade são muitas. Pelo menos uma para cada habitante – sim, algumas pessoas têm mais de uma bicicleta: Uma “city bike” e outra esportiva. Mas o visitante pode alugar uma bicicleta e rodar o centro da cidade sem se cansar. Basta inscrever-se no ponto de informações turísticas na Piazza Cavalli, no centro da cidade, ou na Prefeitura, na Via Beverora. Paga-se uma taxa simbólica de € 5,00 que deve ser renovada anualmente e recebe-se em troca a chave do cadeado de uma bicicleta no ponto mais próximo de casa, ou do hotel em que se está hospedado.
Há alguns anos a atual administração municipal vem investindo em ciclovias e em uma viabilidade que privilegie o trânsito de bicicletas. No centro histórico é permitido o trânsito de bicicletas na contra mão nas ruas de mão única. Na prática, os motoristas é que devem prestar atenção com os ciclistas, e não o contrário. Mas, atenção: Na Via XX Settembre, no meio de manifestações e nas feiras livres as bicicletas devem ser conduzidas à mão. Além de multa, em caso de desobediência a essas poucas regras, o ciclista pode perder pontos na habilitação para automóveis (o sistema italiano prevê um sistema a pontos que vai diminuindo à medida que o motorista comete alguma infração. Caso a pontuação tenha sido exaurida, a habilitação é suspensa até um novo curso e respectivo exame).
Em algumas ruas do centro não existe uma verdadeira ciclovia, mas “pistas de cortesia”, que são faixas vermelhas pintadas sobre o asfalto e separadas do espaço destinado aos veículos automotores por faixas amarelas. Em alguns casos, as pistas de cortesia são localizadas entre a calçada e a faixa de estacionamento de automóveis, o que acaba servindo como proteção aos ciclistas. Mas as verdadeiras ciclovias são separadas da calçada e da rua por muretas, jardins ou blocos de cimento. As ruas do centro histórico, por serem estreitas e para não descaracterizar a urbanização, não possuem ciclovias ou pistas de cortesia, mas nelas o trânsito de bicicletas é muito superior que de automóveis. Também é possível alcançar a periferia e as frações da cidade destacadas do perímetro urbano de bicicleta e em plena segurança. As ciclovias que fazem tais ligações são realmente separadas das estradas extra-urbanas que as une.
Andar de bicicleta é considerado muito chique, em Piacenza. É prático e saudável. Conseguistes identificar-me entre as fotos? :)


