Trocando múmias por corais em pleno Egito
Confesse: quando se fala em Egito, as primeiras coisas em que a gente pensa são desertos e pirâmides, certo? Por isso, talvez, que Dahab seja como uma bem-vinda surpresa no nosso roteiro de viagem.
A cidade e bem pequenininha, e fica ali encravada às margens do Mar Vermelho - que, para quem não sabe, disputa com a Barreira de Corais da Austrália o posto de melhor lugar para mergulho do planeta. É também menos disputada pelas hordas de turistas do que as vizinhas Sharm-El-Sheik e Hurghada.
Mas isso e bom. Porque Dahab fica ali do lado, conservando um astral descontraído e bem humorado - temperado pelos barzinhos e restaurantes no melhor estilo bangalô, espalhados por uma orla bastante simpática. Estão ali o melhor da gastronomia árabe que, aliás, combina muito bem com praia. Peça sua comida, um chá beduíno e um narguilé, e deixe-se espreguiçar nas almofadas à noite, sob um céu estupidamente estrelado.
Sim, porque os dias podem ser agitados - ou não. Escolas de mergulho fazem passeios de barcos todos os dias, e o curso de mergulho (com carteirinha internacional e tudo) pode ser feito todo por lá a preços bem mais em conta.
Ao fim da tarde, um passeio de bicicleta (transporte oficial da cidade) pelo calçadão em direção a um pôr-do-sol incandescente. E alguém aí ainda lembra de pirâmide?


