Aonde você quer ir?
{"name":"__sid_suggestions-hotels","value":"w-br-18.117.114.128-fac378ac3b3d3886829021b3309d4fd1-17434118584592025-03-31 11:03:18suggestions-hotels"}
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Curitiba

{"name":"__sid_suggestions-hotels","value":"w-br-18.117.114.128-fac378ac3b3d3886829021b3309d4fd1-17434118584592025-03-31 11:03:18suggestions-hotels"}

31 opiniões sobre Curitiba

Estudando fotografia

Sou de Cuiabá (MT), e na minha terra são poucas as opções para se estudar fotografia, e ainda assim, temos excelentes fotógrafos consagrados no Brasil todo. Eu sei tirar a foto, mas não sabia como a foto ficava com aquela iluminação, aquele efeito... Eu simplesmente mexia em todos os botões sem lógica nenhuma. Às vezes ficava boa, e às vezes ficava horrível.

Em junho/2015 eu tive uma grande surpresa, fui demitida. Aproveitei esse momento para estudar o que mais gostava, busquei escolas e mais escolas, e encontrei em Curitiba um recanto delicioso para estudar, relaxar e fazer muuuitas fotos.

Uma cidade que o vintage, o moderno e a cultura conversam. Completei duas semanas de estudo, to aprendendo um bocado e me apaixonando cada vez mais por todos os detalhes dessa Curitiba. <3
Ler mais
+9

Curitiba é fantástico

Curitiba é fantástico, tudo flui, a cidade é modelo para todo o Brasil, para jantar a dois, ou amigos, ou após o serviço, sou mega suspeito para dizer pois já trabalhei lá, mas o Madero super se encaixa em qualquer momento, para a dois, recomendo o Madero Prime, que fica próximo à praça do relogio, os lanches são todos gourmet, e o melhor de todos é o hamburguer com carne de cordeiro, e se sobremesa, o Petit Gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas.

Agora entrando no mérito cidade, como todo cidade grande, há trânsito, nada comparado à São Paulo; Eu costumo assemelhar o Jardim Botânico com o Ibirapuera ( SP ), e lá mesmo tem o Jardim das Sensações, tem horários especificos de funcionamento, mas bem legal, você pode tocar, cheirar folhagens diferentes e plantas.

Uma outra opção é a Ópera de Arame, fui bem rápido, conheci pouco, mas valeu mega a pena.
Ler mais
+5

Curitiba - Paraná

Uma cidade que aparenta ter qualidade de vida aos moradores. O city tour com o ônibus double deck é um passeio interessante pois é econômico e se conhece vários pontos da cidade. São 4 paradas pelo valor de 35 reais. Eu escolhi as seguintes paradas:
- Jardim botânico, muito bonito: vale a pena conhecer;
- Opera de arame: vale a pena conhecer somente em dias de shows- estava fechada quando fui;
- Parque do Tinguá: bem bonito. Vale a pena conhecer;
- Torre panorâmica da OI. Legal pois pode ver a cidade a 360°

+5

A Curitiba Negra que poucos conhecem

Muitos curitibanos dizem que a cidade é praticamente transplantada da Europa, pois quase todos descendem de europeus como: alemães, ucranianos, italianos. Sim, é verdade que muitos descendem dessas etnias, mas Curitiba é muito mais mestiça do que parece. Dentro dessa perspectiva, a partir de conversas com líderes, historiadores e o Free Walking Tour de Curitiba, descobri uma Curitiba de história negra, bem pouco explorada. Por isso, selecionei alguns lugares no centro que expõe essa história de maneira bem discreta mais profunda.

1- Atrás do Paço da Liberdade (Generoso Marques 189) há uma estátua de uma mulher negra. Podia ser banal, mas não é. Além de ser muito linda (diferente) a estátua, ela é a ÚNICA homenagem física da prefeitura aos negros na cidade. Para cada grupo de imigrantes em Curitiba há uma praça ou parque, como Praça do Japão, Espanha, Bosque do Papa, Memorial Ucraniano etc, mas para os negros só tem essa estátua de uma mulher anônima carregando um balde na cabeça.


2- Na praça Tiradentes em frente a Catedral há um pedaço da praça que mostra as coordenadas geográficas, mas não diz que ali era o Pelourinho da Cidade, onde os negros ficavam esperando para ser vendidos.

3-No Largo da Ordem existem três referencias importantes: a primeira se pode encontrar perto da Casa Romário Martins. Procure no chão arcos de ferro pequenos, ali os negros eram amarrados juntamento com os burros para não fugir. Não existe nenhuma referência à essa atividade no lugar, mas alega-se que foi assim. A segunda antes do Farnel (restaurante) tem um paredão gigante onde um artista urbano pintou uma linda arte de rua em homenagem aos negros. O último ponto é a chamada Igreja do Rosários dos Pretos. Sim, essa era a igreja dos pretos. Existe uma história que uma vez a igreja dos brancos estava fechada, e os negros a emprestaram para que pudessem ter sua missa.

3- Sociedade Treze de Maio: Essa sociedade foi criada logo após a abolição da escravatura, como primeira instituição independente dos afro-descendentes no Brasil. A sociedade cresceu como símbolo de resistência e apoio a essas comunidades. Hoje, ocorrem muitas festas de música brasileira no lugar, como : maracatu de arroeira, samba, entre outros. O local pode ser acessado, a partir do final do Largo da Ordem, o endereço é:Rua Desembargador Clotário Portugal, 282 - Centro.

Nesse tour é possível encontrar resquícios de uma história de dor (até hoje negada), mas ao mesmo tempo linda, pois essa cultura linda resiste e consegue povoar o imaginário curitibano, até os dias atuais.
Ler mais
+6
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
{"name":"__sid_suggestions-hotels","value":"w-br-18.117.114.128-fac378ac3b3d3886829021b3309d4fd1-17434118584592025-03-31 11:03:18suggestions-hotels"}

Informação Curitiba