Inestimável patrimônio material e cultural
Dentro da zona turística conhecida como Costa Verde, Angra dos Reis é um dos destinos mais visitados do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil. A região disputa com a Região do Lagos o posto de localidade mais visitada. Se a Costa do Sol possui Búzios, a Costa Verde tem a badalada Ilha Grande, conhecida carinhosamente como a Noronha do Rio de Janeiro.
Com uma infinidade de praias e ilhas, Angra dos Reis se destaca também por sua riqueza cultural, herança de séculos de ocupações e a mistura de muitas sociedades, que deram origem a rica cultura caiçara de lá. Desta forma, existem roteiros para todos os gostos. Um dos meus passeios preferidos quando visito uma localidade é o histórico-cultural, nele se aprende muito sobre um lugar e se projeta reflexões para o futuro.
Angra está cheia de monumentos históricos como o Conjunto de Canhões da Fortaleza do Carmo. Inestimável patrimônio material e cultural, os canhões fazem de parte de uma fortaleza que já não existe mais (o Forte do Carmo foi construído na passagem dos séculos XVIII e XIX, sendo bem ativo na primeira metade do século XIX). Como a Fortaleza do Carmo foi derrubada, alguns canhões da mesma foram espalhados pela cidade.
Na Praça Amaral Peixoto, ou Praça do Porto, o visitante pode observar quatro peças que foram denominadas de Conjunto de Canhões da Fortaleza do Carmo. Apontando simbolicamente para a baía da cidade, os canhões parecem velar pela segurança da mesma.


