Leo Araújo
Conhecendo a parte histórica de Alcobaça
A região onde se encontra a cidade de Alcobaça (no extremo sul da Bahia, entre Prado e Caravelas), na Costa das Baleias, segundo estudiosos começou a ser povoada entre os séculos XVII e XVIII. A demora da ocupação, se comparado às regiões vizinhas, se deve a presença de nativos que repeliam os colonos.
Mas com o tempo, a posição estratégica da região como entrada do sertão fez surgir um pequeno povoado em meados do século XVIII que recebeu o nome de uma cidade portuguesa, da qual muitos colonos se originaram (dizem alguns). Desta época, poucos prédios sobreviveram, alguns em ruínas, mas o centro histórico de Alcobaça preserva algumas casas no estilo lusitano, como em muitas cidades coloniais.
Com suas cores marcantes e ruas estreitas, o centro histórico da cidade convida para um passeio no tempo e muitas casas ainda preservam a data de suas construções na fachada. O local fica um pouco afastado das praias e para se chegar na parte mais antiga da cidade é só continuar na pista principal, até que esta fique estreita e só possibilite a passagem de pedestres.
Roteiro cultural e alternativo às praias, a caminhada pelo centro antigo é uma aula de história ao ar livre, além de ser belo, principalmente nos dias claros e ensolarados da Bahia.
Ler mais



+3