Imperdível
A Catedral de Cusco é um dos principais pontos turísticos da cidade e um dos templos mais bonitos da América do Sul. Fica localizada na Praça de Armas, bem no centro da cidade e uma visita a ela está inclusa no chamado "city tour", passeio turístico vendido em diversas agências na cidade.
Quando os espanhóis chegaram a Cusco o local era ocupado por um palácio inca, o Suntur Wasi. Os conquistadores erigiram então, por cima, uma igreja, a partir de 1538, utilizando muitas pedras de Sacsaywaman, um forte inca perto dali. O projeto foi modificado e ampliado diversas vezes e atualmente o templo tem 11 capelas. O altar principal é ocupado por Nossa Senhora da Assunção. Nos outros altares, muito ouro e espelhos, além de inúmeros quadros.
É bem interessante observar as pinturas do templo, feitas pela chamada Escola de Cusco que incluía mestres espanhóis e discípulos incas. Os nativos, ao copiarem os quadros europeus cometerem diversas infidelidades, incluindo referências à religião inca e suas crenças.
Não é permitido tirar fotos dentro da igreja. Estudantes com carteiras Isic pagam meia-entrada.


