Já visitei este castelo inúmeras vezes e...
Já visitei este castelo inúmeras vezes e as vistas são deslumbrantes: consegue-te ter uma visão privilegiada de grande parte da Serra da Arrábida e lá ao fundo uma boa parte do rio Sado, e no lado contrario, o rio tejo abraçando uma vasta extensão de terras (diz-se que em dias limpos se consegue avistar Lisboa, eu acho que consegui ver um bocadinho mais além com a ajuda dos… ”monóculos” que estavam á disposição) .
Confesso que não sei muito sobre a sua história, segundo algumas fontes diz-se ser de origem Árabe, embora se especule que possa ser mais antigo que isso e ir até á época neolítica. Passou nos entretantos para posse Portuguesa e mais tarde foi doado á Ordem de Sant’iago , (ordem militar oriunda de Espanha que teve papel preponderante em expulsar muçulmanos e recuperar a cristandade em Portugal) fazendo do castelo a sua sede.
Posto isto, é possível encontrar vários vestígios da Igreja de Santa Maria logo á entrada, um posto de turismo, uma zona comercial com artesanato, um café-esplanada com muito bom aspecto - que ao que me pareceu, estava fechado infelizmente-, um mini auditório com escavações por baixo… (devidamente protegidas claro), e um museu.
Foi também recuperado um antigo convento, que agora se tornou pousada, no interior do castelo.
Possui WC’s de acesso fácil, e passeando pelo castelo podemos subir e descer uma infinidade de escadas e visitar espaços e buracos recônditos com janelinhas que dão sempre oportunidade de espreitar as vistas.
Uma dica: Levar um bom calçado pois tem zonas muito inclinadas e escorregadias.