Castelo de Marvão
Saindo de Portugal, a caminho de Madrid, capital espanhola, encontra-se uma vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, com casinhas todas branquinhas. Fica bem perto da fronteira mesmo. Lembrou-me um pouco a Grécia, numa comparação fotográfica. Mas o que chama a atenção mesmo é o castelo medieval que existe por lá. Está localizado no Parque Natural da Serra de São Mamede.
O Castelo de Marvão controlava o Rio Sever, que é afluente do Rio Tejo, onde passa por Lisboa, a capital portuguesa. Está erguida sobre uma crista a 850 metros acima do mar. Os santos da religião católica gostam tanto de Portugal que Nossa Senhora também apareceu por lá, segundo a visão de um pastor que foi guiado por uma estrela. Por isso, a Nossa Senhora da Estrela tornou-se a protetora do castelo. Tem outras histórias bem interessantes que envolvem o castelo.
Em seu entorno o ambiente é tão agradável, bucólico e simplesmente encantador. Você sente uma paz com o silêncio que paira na paisagem de Marvão. Na ponte sob o rio Sever, por exemplo, avistei dois senhores de idade conversando como se o tempo por ali não passasse. E também tem excelentes e luxuosos restaurantes, hem. Os europeus são de uma delicadeza para construir e organizar suas cidades, até mesmo pequenas vilas, que dá gosto de ver.


