Construído sobre uma rocha
O castelo de Bran está construído sobre uma rocha, na cidade de Bran, no coração de uma região magnífica, de passagem obrigatória se visitares a Roménia. O castelo de Bran é o mais famoso da Roménia. No verão, há um pouco de confusão com as pessoas, e é melhor chegar cedo para desfrutar tranquilamente do lugar.
Foi construído no séc. XIII pelos cavaleiros da Ordem Teutónica, foi unido com a cidade de Brasov, a capital administrativa que se encontra a 30 quilómetros dali. De grande importância estratégica, comanda as montanhas no sul de Bran, as estradas que iam desde Brasov até Targovist e a região de Valachia. Hoje em dia não parece ter nada a ver com Vlad Tepes, aliás Drácula, o pobre príncipe inimigo tinha deixado correr o boato de que cortava a cabeça a qualquer pessoa que se cruzasse no seu caminho, e que ia pescar com as suas entranhas.
O castelo é associado a ele, e também algumas anedotas, daí a sua popularidade entre os turistas. Em 1920, o castelo tornou-se na residência secundária da raínha Maria, que o renovou e lhe deu um toque feminino, mais delicado. As salas estão muito bem decoradas, e fazem lembrar a época dos cavaleiros. O castelo abre todos os dias, excepto às segundas-feiras, das 9 às 5 da tarde.