Do mais puro estilo soviético
A Cascata é um monumento do mais puro estilo soviético com um toque nativo. A sua construção começou em 1970 e continua ainda em construção. Ao cair o comunismo e com ele a economia do país, as obras foram interrompidas em 97 e as dezenas de fontes que a compõem deixaram de funcionar.
A Cascata era um projecto muito ambicioso. Situada no centro na cidade, proporciona umas vistas maravilhosas do centro. É feita de mármore branco. Uma vez mais, Gerard Cafesjian, arménio pertencente à diáspora e grande coleccionador de arte, retomou as obras da Cascata em inícios do ano 2000 e ofereceu como detalhe decorativo a escultura de um gato preto do artista Botero. Pode-se subir até a parte mais alta e tomar uma Kilikia, observando aos nossos pés o centro da cidade.
É um lugar de reunião para jovens e se fores à noite, poderás conhecer os simpáticos seguranças que, deixando-se levar pelo tédio e curiosidade (ao conhecer um estrangeiro, o turismo na Arménia é escasso), não duvidarão em contar-te desde a história da sua família até converter-se no guia oficial da Cascata e mostra-vos todos os cantos deste monumento, centro de reuniões, miradouro, história em mármore de Hayastan.


