Um centro histórico com um rico patrimônio arquitetônico
Famosa por suas belas praias, o extremo sul da Bahia também encanta com suas belas cidades, preciosidades do patrimônio histórico. Caravelas, conhecida como a “Princesa dos Abrolhos”, teve sua região povoada no fim do século XVI, mas os assentamentos que deram origem a cidade só se firmariam por mais de um século.
Em uma região estratégica, a cidade que fazia parte da comarca administrativa de Porto Seguro, tinha um porto movimentado que trouxe muitas riquezas para a localidade, além de proporcionar acontecimentos que tornaram a cidade histórica (tal como a chegada de Américo Vespúcio, as guerras de independência e a passagem de Darwin). Além da presença jesuítica, a importância cultural e histórica da cidade se demonstra através do seu rico conjunto de casario. Os Casarões de Caravelas são definidos por vários tipos, mas os que prevalecem são os de azulejo e os em estilo art nouveau.
Os primeiros são típicos da arquitetura colonial portuguesa, os azulejados (casas em azulejo além de demostrar prestígio, protegiam as residências de intempéries), que em Caravelas foram importados da colônia portuguesa em Macau. De uma beleza sem par, os casarões de azulejo podem ser vistos pelas ruas do centro histórico da cidade, que é um dos mais belos na Costa das Baleias. Já os casarões em art nouveau são mais recentes.
Construídos a partir do século XIX, estes casarões representam o próspero período compreendido entre o fim do século XIX e XX. Com um belo colorido, os Casarões de Caravelas trazem um charme para o centro histórico da cidade e suas ruas estreitas de pedra.


