Um casario lusitano na serra capixaba
Durante a segunda metade do século XIX a região serrana do Espírito Santo foi o destino de centenas de famílias europeias que buscavam uma localidade para reconstruir um lar. Mas bem antes da política imigratória no governo de Dom Pedro II, um grupo de portugueses de origem açoriana se instalou perto do litoral capixaba. Esta pequena migração lusitana se radicou no distrito que passaria a ser chamado de Viana, hoje Grande Vitória.
Daquele tempo, alguns marcos ficaram, dos quais alguns podem ser visitados, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a antiga Estação Ferroviária e o conjunto de Casarios. O Casario de Viana é um importante patrimônio cultural do Espírito Santo com os sobrados e casas que datam do século XIX. As construções são residências das famílias que viveram na região, com estilos e formas diferenciadas.
Talvez a casa mais importante do conjunto seja o Casarão, que foi transformado em um centro cultural, no qual segundo dizem o primeiro imperador do Brasil ficou hospedado. Com o traçado singular da arquitetura de duzentos anos atrás, o Casario de Viana é um dos mais antigos e importantes do estado do Espírito Santo e o melhor de tudo intacto.
Podendo ser percorrido em apenas alguns minutos nos dois distritos do município, o conjunto de casas históricas é um dos programas a ser feito quando for visitar Viana.


