Um colorido conjunto arquitetônico
Com quase cem quilômetros de praias, a costa de Porto Seguro é um dos locais mais badalados do turismo brasileiro. Também pudera, a infraestrutura da região é impecável, sendo que algumas áreas foram modeladas especialmente para receber os visitantes que abarrotam o município.
Considerada a freguesia mais antiga do nosso país, Porto Seguro se orgulha de sua rica história, que pode ser comprovada através das casas tombadas pelo patrimônio histórico. Como é de praxe nos assentamentos coloniais, as casas coloridas tomam conta dos antigos pelourinhos e assim é o Casario de Porto Seguro. Essas alegres construções podem ser encontradas em qualquer ponto, mas em Porto Seguro estão concentradas as margens do Rio Buranhém, na Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool) e no tradicional centro histórico na cidade velha.
As belas e coloridas casinhas mantém seu desenho tradicional da fachada, sempre coladas as outras e atraindo turistas para as fotos. Nos dias mais ensolarados o casario faz um belo contraste com a paisagem, alegrando ainda mais o descontraído clima baiano.
Parte do patrimônio cultural local, o Casario de Porto Seguro é também um dos cartões postais da cidade, o qual não dá para visitar sem conhecer ou tirar fotografias para se guardar na memória. Para os ligados a História, os mesmos são ainda museus a céu aberto, instruído sobre as condições de vida durante o Brasil Colônia.


