Casa do Tatuapé
Adentrar-se na Casa do Tatuapé é conhecer um pouco da história dos primeiros fundadores da cidade de São Paulo. Construída em meados do século XVI, serviu de hospedaria a muitos desbravadores do período colonial. Posteriormente, já no século XIX, o sítio transformou-se em uma olaria, fabricando principalmente telhados e, com a imigração italiana, passa a fabricar tijolos também. É curioso passear por suas paredes brancas e ir descobrindo texturas, ver como a própria estrutura arquitetônica foi tomando forma conforme o tempo.
Vale destacar ainda a separação da casa, em principal o quarto menor e aos fundos dentro da casa, destinado as mulheres moradoras e que, quando se recebia visitas, essas ficavam ali trancadas, impedidas de ter qualquer tipo de contato com os aventureiros que por ali passavam e ficavam hospedados no quarto do lado de externo e fronteiriço.
Em função da preservação, muito do que ali está diz respeito às obras de preservação iniciadas a partir de 1991. Dessa maneira, há elementos na casa que obviamente não dizem respeito a original. O que continua o mesmo é a estrutura da casa, as suas paredes e divisões. A cor das paredes brancas foi escolhido pois assim em algum momento da história a casa começou a ser pintada e assim decidiram os seus restauradores que deveria ficar.
Cabe ainda ressaltar que há serviço educativo no museu, com a presença de uma guia que explica toda a estrutura da casa.
Horário de funcionamento:
Terça a domingo, das 9h às 17h.
A entrada é franca.


