Leo Araújo
Indo à casa do nono
O distrito de Marechal Floriano chamado de Araguaia é conhecido por seus roteiros culturais e históricos. Perto da centenária estação de Araguaia (onde é possível se fazer um tour pelas montanhas capixabas partindo de Viana) se encontram diversos museus criados a partir de fontes materiais da região, ou seja, na casa de alguns imigrantes ou descendentes destes.
Quando entramos pela região das Montanhas Capixabas, logo entendemos que a presença dos europeus foi marcante, e talvez Araguaia tenha o maior número de “museus da imigração” por metro quadrado. Inaugurada em 2013, a Casa do Nono foi o último memorial ao imigrante criado na região.
Idealizada por Angelo Uliana, um descendente de imigrantes, a Casa do Nono, uma réplica perfeita da moradia dos primeiros imigrantes que chegaram a região. Feita de barro e madeira, a pequena casinha chama a atenção de quem passa pela estação, já que a mesma está a beira da linha do trem. O interessante deste museu, é que o empreendimento foi obra da iniciativa de moradores e a maior parte do mobiliário que faz parte do acervo é fruto de doação. Quando estiver passando pelo belo distrito e quiser viajar no tempo, se perca na Casa do Nono ou nos diversos museus da cidade.
Ler mais



+2