O Capitólio era o centro simbólico de R...
O Capitólio era o centro simbólico de Roma e sede dos três templos mais importantes da cidade, dedicados a Jupiter Optimus Maximus, protetora de Roma (os Romanos acreditavam que só ela tinha o poder de proteger ou destruir a cidade), a Minerva, deusa da sabedoria e da guerra, e a Juno Moneta, uma deusa protetora das mulheres.
- No séc. XVI foi renovado por Miguel Ângelo, a piazza del campidoglio e a escadaria foram desenhadas por ele. Isto sucedeu a pedido do papa Paulo III Farnese quando o imperador Carlos V anunciou a sua visita a Roma (1536).
- A praça é hoje ladeada pelo Palazzo Nuovo e pelo Palazzo dei Conservatori, onde ficam os Museus Capitolinos (com coleções de esculturas e pinturas, inclui a estátua do imperador Marco Aurélio). Os museus foram fundados em 1471, quando o papa Sixto IV doou aos romanos um grupo de estátuas de bronze (dos quais A Loba e O Espinário. Em 1556, o papa Pio V decidiu eliminar do Vaticano todas as estátuas representativas de deuses pagãos e doou ao museu 140 obras.
- A Cordonata é dominada pelas estátuas colossais de Castor e Pólux (protetores da Roma Republicana).