Leo Araújo
Uma singela igreja de São Pedro
Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa, a posse da costa brasileira não havia sido assegurada pela coroa. Isto porque Portugal em uma primeira fase não mostrou interesse nas terras e nem possuía recursos humanos suficientes. Mas tudo muda quando estrangeiros começam a passear pela região.
Aí os lusos resolveram entregar a administração ora na mão de particulares, ora nas mãos dos religiosos. Foi assim que nasceu São Pedro da Aldeia, uma bela cidade da Região dos Lagos (área de veraneio dos cariocas) que possui um dos melhores centros históricos da região. A localidade conta com algumas preciosidades, como a Igreja dos Jesuítas, que além de arquitetura única foi fundada no tempo na União Ibérica.
Além da vocação agrária e religiosa, a cidade que teve sua origem através de aldeamento viu crescer a atividade pesqueira, que legou o padroeiro da cidade. Como no centro não havia tanto espaço para outras capelas, foi erguida na Praia da Pitória, uma das congregações locais, a Capela São Pedro. Bem mais recente que suas irmãs do centro histórico, a Capela São Pedro não é por isso menos importante, sendo tombada como patrimônio material da cidade, além de abrigar várias festividades locais.
O espaço atual é novo (ocorreu após a demolição do antigo), mas segue as caraterísticas e traçados das obras religiosas compondo um belo cenário entre as árvores e a praia.
Ler mais



+2