Uma tranquila capela em Cumuruxatiba
Famosa por suas praias e uma costa de quase cem quilômetros, o paradisíaco distrito de Prado, Bahia, se desdobra em distritos mais belas que o outro. Um destes é o pacato vilarejo de Cumuruxatiba, que a vinte anos atrás era uma comunidade de pescadores até ser descoberto pelos turistas.
A região também é famosa, pois segundo alguns foi lá que os primeiros portugueses pisaram no solo que seria o Brasil. Cumuruxatiba ainda guarda suas construções que lembram a vila esquecida pelo tempo (neste caso, no bom sentido) com a pequena Capela de Santo Antônio, que emula as igreja jesuíticas.
Tendo como vista as amendoeiras e praia que deu nome, Igreja de Santo Antônio não tão antiga, mas guarda a devoção e um costume religioso centenário, como as Trezenas de Santo Antônio (comemoração feita em treze dias já que o décimo terceiro dia de junho é dia do padroeiro), festa que atrai dezenas de devotos e turistas à região.
Entre a o mar e a vegetação de mata que cresce nas encostas da vila, a Capela de Santo Antônio é um dos belos e singelos pontos de interesse de Cumuruxatiba.


