Leo Araújo
Uma das primeiras capelas de Piraí
A região serrana do sul fluminense por muito tempo foi o local de passagem de diversas sociedades, dos primeiros habitantes aos bandeirantes. Mas essas sendas só seriam povoadas de maneira sistemática com o surto cafeeiro, tanto que até hoje o vale do rio Paraíba do Sul é conhecido como Vale do Café.
Dentro da região, vários povoados despontaram, legando histórias e monumentos que permanecem até os dias de hoje como a charmosa cidade de Piraí. Piraí é cheia de monumentos e localidades que contam um pouco da formação do Brasil colonial e imperial, como o Morro da Capelinha. Segundo alguns, a formação geográfica foi uma das primeiras a ser povoada na região, já que ficava em uma posição estratégica.
A localidade guarda algumas preciosidades históricas como a Capela de São Benedito e um Cruzeiro (Santa Cruz) que estão relacionados ao nascimento da cidade. Os historiadores divergem quanto o pioneirismo da capela (se foi a primeira obra sacra da cidade) que deu nome ao monte, mas são unânimes quanto a data de fundação, em fins do século XVIII (1770 -1772) como Capela de Santa Cruz.
A obra também coincide com um surto de cólera que acometeu a região. Além de monumentos históricos e sacros o Morro da Capelinha é um mirante com uma perspectiva diferenciada da bela cidade Piraí.
Ler mais



+2