Colonização da Serra Gaúcha
Composto por quatro cidades, Caminhos da Colônia é considerado como um complexo de estradas tanto asfaltadas como de chão batido e que retratam até os dias atuais a arquitetura, os plantações as pessoas que lá vivem, as características de toda a ação e progresso desde os tempos da colonização da Serra Gaúcha entre os municípios de Caxias do Sul, Otávio Rocha, Flores da Cunha e Santa Justina.
Esse complexo de estradas é conhecido como linha 40 e retrata com pureza, simplicidade e atrativamente muito belo e bem organizado, servindo como um ótimo refúgio para quem quer sair do movimento das cidades e percorrer esse caminho de carro em baixa velocidade, a pé e também com um dos muitos grupos de ciclistas que se utilizam desses locais para praticarem seus passeios.
Existem muitas casas antigas, algumas até abandonadas, e trazem um ar de nostalgia. Além delas, outro aspecto que se destaca é que é característico da região da serra são os inúmeros parreirais, mas também plantações de laranjas, bergamotas e limões.
Em meio a esse cenário, existem também as cooperativas familiares de processamento da uva para fins de transformação ao vinho ou suco de uva industrializado.
Por esses caminhos há vários conglomerados de casas de bom padrão, regido de capelas, pequenas igrejas, praças e escolas, tudo bem tranquilo, limpo e bonito.
Resumindo, é um ótimo passeio para se fazer sozinho ou acompanhado pois a natureza, as casas, as pessoas e toda a história rica que se conta por si só, dão motivos suficientes para retornar várias vezes para conhecer cada vez mais essa grande rota turística.


