Black Madonna of Częstochowa
Virgem Negra de Czestochowa
Esta Virgem é um dos símbolos nacionais da Polônia,dizem que foi pintada por San Lucas evangelista , mas os especialistas não podem se colocar de acordo , ja que a imagem original foi pintada depois de um serio problema feito em 1430. Os restauradores medievais não estão familiarizados com o método de pintura encontrados, de modo que eles aplicaram as áreas danificadas da pintura, sua solução foi deletar a imagem original e pintar sobre a madeira original (a tabela tem as seguintes dimensões: 122,2 centímetros , 82,2 centímetros e 3,5 centímetros) Sua história está cercada por lendas, que traça a origem do ícone St. Luke quem teria pintado em uma casa de madeira de cipreste da Sagrada Família. Um dos documentos mais antigos de Jasna Góra afirma que o quadro viajou de Jerusalém, via Constantinopla, para finalmente chegar Częstochowa em agosto 1382.
Exite a tradicao no templo de tampar cada noite antes das 12 e destampar pela manha. Foi desenhados vestidos e coroas com joias , perolas e ate ambar do norte de polonia (como vestir a boneta de papel) e se encima do retablor dependendo da festividade.
O lugar è muito bonito e recomendavel para os crentes, eu tive sorte e quando fui nao estava muito masificado e se podeia ver de bastante cerca.
No Monasterio tem um monte de curas, especialmente castrenses, com uniforme verde, medalhas e o clerimam. Um cuidado mexicano nos explico a tradicao de tampar e destampar sua historia.

