Leo Araújo
Um centro cultural de Caravelas
Localizada as margens de uma foz histórica (na qual foi travada uma das batalhas da guerra de independência), a cidade de Caravelas no extremo sul da Bahia encanta por suas belezas naturais. O ponto mais próximo do Arquipélago dos Abrolhos, Caravelas foi desde cedo palco de ocupação nativa e europeia.
A construção do vilarejo que daria origem a cidade só tomou corpo no século XVII, embora a região seja uma das pioneiras do Brasil. Desta trajetória histórica e cultural, ficaram alguns marcos, como a passagem dos jesuítas, as batalhas na independência, a passagem de Charles Darwin no Beagle, dentre outras. Alguns patrimônios materiais ficaram de pé para relembrar a trajetória marcante da cidade, como a Biblioteca de Caravelas.
O prédio térreo (como são caracteristicamente as construções tombadas na região), tem uma fachada simples, com a data da construção, e restauração feitas pela Fundação Cultural do Município (que apesar e instrutiva, poderia ser feita com uma placa). Um dos diversos centros culturais da cidade, é um dos lugares onde o visitante pode ser informar sobre a trajetória desta bela cidade.
Um roteiro alternativo, já que a região é notabilizada por suas belezas naturais, deve ser feito por aqueles que buscam entender a cultura regional.
Ler mais



+2