Bet Medhani Alem
Bet Medgane Alem ou "Casa do Redentor do Mundo" é a maior e mais extensa de todas as igrejas de Lalibela. Totalmente escavada na rocha, com seus 34 metros de comprimento por 24 metros de largura, é atribuída por mérito próprio a honra de ser a maior igreja monolítica do mundo.
Construída na forma de um templo grego, é completamente cercada por pilares de colunas quadradas. Em cima do bloco de pedra se encontram perfeitamente todos os elementos do templo: Varanda, navios, cúpulas e janelas, e a decoração luxuosa com relevos que formam um conjunto único.
A igreja está completamente cercada por pilares (seguindo os cânones tradicionais do período Axumite), sendo 18 no interior e 18 no exterior, o que para alguns especialistas implica uma relação clara com a numerologia hebraica, em que o 18 corresponderia com o valor numérico da palavra "jai" ("vida")
A igreja não tem ornamentação pictórica, embora a decoração interior seja a base de relevos geométricos das janelas inferiores, combinada com a alternância de janelas semi-circulares e quadradas da região superior, que se encarrega de dar beleza ao interior do templo.
Em um canto, você pode ver três túmulos vazios que de acordo com a tradição, foram escavados para abrigar os corpos dos três patriarcas bíblicos Abraão, Isaac e Jacob.
Para alguns historiadores, o templo seria uma réplica da Catedral de Santa Maria de Sião em Aksum que foi destruído pelos muçulmanos...