Sossego de qualidade perto de Plovdiv
Excelente opção para dormir placidamente perto de Plovdiv, em um lugar de qualidade. A infraestrutura hoteleira na Bulgária não é caracterizada por contar com instalações modernas e serviços de qualidade, mas eu tenho que quebrar um paradigma a favor do Hotel & Spa Berkut. Escolhemos esse hotel porque não tínhamos tempo de visitar Plovdiv, nem tínhamos vontade de ir para lá, uma cidade de um milhão de habitantes, somente para dormir, já que estávamos de passagem, optamos por escolher um bom hotel nas cercanias de Plovdiv.
Embora Brestnik, o povoado onde está esse hotel, é complicado de encontrar. Uma vez que você chega ao lugar, está bem indicado, já que por uma estrada que entramos era de terra (isso é uma falha muito grave, em minha opinião), e em questão de um pouco mais de um quilômetro, chegamos a uma esplanada onde descansa o hotel, juntamente com umas instalações esportivas e um campo de futebol.
Em seguida nos demos conta que o hotel é bom, superior à média de hotéis búlgaros, tanto o entorno como a infraestrutura geral do hotel, os móveis, os quartos... Tudo está moderno e bastante novo, no verão de 2010. Os quartos são amplos, têm ar condicionado e as vistas sobre Plovdiv são lindas, já que o hotel está em uma colina, aos pés dos montes Ródopes.
O hotel dispõe de um pequeno SPA, com piscina, sauna seca e úmida, uma jacuzzi pequena, varanda com espreguiçadeiras para tomar sol. É pequeno, porém encantador e funcional, que é o importante.
Ao estar longe inclusive do próprio povoado de Brestnik, onde não há absolutamente nada, hospedar-se aqui te obriga a praticamente jantar no restaurante do hotel, seja na sala de jantar interna, muito bem decorada e ambientada, ou no terraço, o que em dias de verão pode ser muito convidativo. A comida é uma delícia, o ambiente muito íntimo e a culinária de qualidade, muito superior à média búlgara, com pratos muito elaborados e, consequentemente, muito mais caros que o normal, mas é muito bom degustar de um jantar de qualidade em um ambiente tranquilo e distante. Bem, demoram um horror em servir os pratos, da mesma forma que é feito em 90% dos lugares na Bulgária, mesmo que você fale para trazer primeiro o primeiro e depois, quando você termine, o segundo, eles não se importam, trazem quase todos os pratos juntos, fazendo com que você termine comendo sempre algo bastante frio. Uma pena que não saibam cuidar desses detalhes, porque a culinária é boa, assim como o serviço, que é muito atento.
Para colocar outro ponto negativo, no café da manhã eles não te dão a possibilidade de escolher, isto é, te perguntam se você quer café com leite e logo te servem um prato com dois ovos, salsichas, favas e bacon, sem ter aberto a boca. . Por mais que você pergunte, se você não gosta te chateia, e tudo o que você pede a mais, inclusive um segundo café, eles cobram a mais, um detalhe um pouco feio.
Para ser na Bulgária, o hotel Berkut é um lugar de categoria média/alta, tanto em qualidade como em preço, e tendo três estrelas, é uma boa opção para aqueles que estão passeando por Plovdiv e não querem entrar tanto nas entranhas da cidade somente para dormir. Um bom lugar para relaxar, aproveitar do SPA e degustar uma magnífica janta no restaurante. Com pontos negativos: está longe de tudo, incluso de Brestnik, tem que melhorar o acesso ao hotel e tem que ser mais espertos no atendimento hóspede/turista, detalhes como a lentidão para servir o jantar e o detalhe feio do café da manhã tão limitado é uma pena, porque como eu já disse, esse lugar está ótimo.