O pedágio da Estrada Imperial
Conhecida por seus atrativos naturais, a região de Mangaratiba foi local de passagem de muitos por séculos. Atualmente, a localidade vive dos seus atrativos turísticos que são vários e com diversas características. Um destes é o roteiro da Serra do Piloto, a antiga Estrada Imperial que cortava as montanhas para o escoamento do café para os portos e trapiches.
Considerada pelos historiadores como a primeira estrada de rodagem do país, a Estrada Imperial conheceu diversas obras de engenharia avançadas para época, algumas para permitir a passagem, outras mais estéticas. Dentre estas obras está o curioso Bebedouro da Barreira, que é datado de 1857. Como a obra foi iniciativa de muitos particulares, um pedágio era cobrado aos transeuntes e carregadores, no qual a cobrança era feita em um bebedouro.
Para o maior conforto dos passantes, o bebedouro era o lugar onde estes se refrescavam, reabasteciam e aguardavam a contagem da carga e estipulação da cobrança. O Bebedouro da Barreira conserva suas estruturas originais é tombado como patrimônio cultural. A atração fica depois do mirante e está sinalizada com uma placa explicativa.


