O templo mais emblemático de Angkor
O Bayon é o templo mais emblemático de Angkor en Siem Rap, Camboja. É aquele que tem as caras simpáticas a sorrir para os visitantes. Desde a porta de Angkor Thom há uma estrada de um quilómetro e meio que nos deixa em Bayon. Para visitar o parque é necessário comprar um pass de 1, 3 ou 7 dias por 20, 40 ou 60 dólares, respectivamente.
Eu não sou muito do género de passar um dia inteiro a ver ruínas mas, aqui, um dia é muito pouco... Por isso optei pelo pass de 3 dias para poder ver ao meu ritmo, ir almoçar ao centro, visitar um dia de manhã bem cedo, outro pela tarde...
A zona arqueológica não é delimitada por ser demasiado grande para isso mas, em cada uma das entradas principais controlam os bilhetes, e às vezes dentro também. Há lugares para comer e vendedores de água e está a cerca de 5 ou 6 quilómetros do centro. Eu ia de bicicleta para poder ir ao meu ritmo, alugam-se por dia e são super baratas.
As 4 caras do Bayon olham para os 4 pontos cardeais e a torre central tem a figura do buda rei que foi encontrado durante a expedição. A sobrevivência de Angkor ao regime dos Khmeres vermelhos foi pura sorte já que queriam destruir todo o passado de Camboja. Agora o dinheiro das visitas contribui para a restauração do espaço.