Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar
+5

3 opiniões sobre Rua Paul Riquet

Trata-se do centro de Béziers e é onde s...

Trata-se do centro de Béziers e é onde se concentra boa parte da oferta comercial, de restauração e de lazer, desta cidade do departamento de Hérault (Languedoc-Roussillon). É uma paisagem com uma zona de pedestres central, arborizada e muito ampla e calçadas em ambos os lados para a circulação de veículos. As árvores da parte central praticamente cobrem a sua superfície, dando um toque romântico muito especial. Essa área também está repleta de varandas dos bares e restaurantes que povoam ambos os lados do boulevard.

Em uma de suas extremidades está o Teatro Principal da cidade, inaugurado em 1844. Desse edifício se destacam as esculturas de David de Angers e as portas de bronze de Hardouin. No outro, está o “Le Plateau des Poètes” (O Jardim dos Poetas), uma grande jardim de estilo inglês inaugurado no século XIX, que permite enlaçar a estação central de tens com a artéria principal da cidade, o boulevard Paul Riquet.

Essa passagem cheia de encanto deve seu nome a Pierre-Paul Riquet, o engenheiro que fez a obra do Canal Du Midi. Riquet nasceu em Béziers em 1609 no seio de uma família de nobres comerciantes, e desenvolveu uma próspera carreira na administração de impostos sobre o sal (“gabelles”).

Riquet conseguiu encontrar uma solução à problemática do abastecimento de água em boa parte da França ao desenvolver uma proposta de canal que uniria o Atlântico ao Mediterrâneo. Até esse momento ninguém tinha respondido que era impossível e Riquet conseguiu graças ao seu conhecimento do maciço montanhoso da Montagne Noire, onde as teorias do engenheiro provençal Adam de Craponne foram aplicadas. Essas técnicas se baseavam em marcar um ponto de divisão de águas a partir da qual estas iam a uma direção ou outra. Para o Canal Du Midi esse ponto foi o Seuil de Naurouze, a 48 metros de altura sobre o nível do rio Garona.

Durante a realização dessa obra, Riquet aproveitou seu salário como administrador das “Gabelles” para investir na construção do canal (dois milhões de libras de um custo total de quinze milhões), recebendo, por outro lado, parte dos direitos de pedágio sobre o mesmo.

Riquet comandou a sua obra com grande tenacidade, chegando, incluso, a desobedecer a ordens do Governo. Esse foi o caso do Túnel de Malpas, cuja escavação acabou convertendo-se no primeiro túnel da história criada para a passagem de um canal. Mas a audácia de Riquet não parava nos aspectos técnicos, já que foi o primeiro em estabelecer pagamentos mensais para os construtores e criador da Segurança Social.
Ler mais
+3

Ver original

Excelente
Ver original
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Rua Paul Riquet