Helena Compadre
Tradição com 700 anos
O Albergue de São Crispim é um dos edifícios com mais história em Guimarães. Conta já 700 anos de existência. Sim! 700 anos!
Nascido da vontade dos irmãos, João e Pero Baião em ajudar os mais pobres, foi por eles decidido que todos os anos, aqui, seria servida uma ceia de Natal aos sem abrigo e aos mais carenciados. A primeira ceia foi servida em 1315. Quando morreram, os irmãos, deixaram a esta instituição toda a sua fortuna, com a condição e obrigação de que a ceia continuasse a ser servida.
Com o passar dos anos a obrigação transformou-se em tradição que se mantém nos dias de hoje. A 24 de Dezembro de 2015 foram comemorados os 700 anos desta tradição e as 700 ceias de Natal aqui servidas.
A porta é aberta às 19:00h do dia 24. A ementa é a tradicional da quadra natalícia portuguesa; batatas cozidas, bacalhau e doces. Todos os pobres, sem abrigo e pessoas carenciadas são bem-vindos.
O edifício é muito modesto e conserva a traça tradicional. Infelizmente apenas pode ser admirado pelo exterior. No piso superior funciona uma casa de recolhimento de senhoras.
O acesso é fácil mas passa despercebido, muito porque não faz parte dos roteiros turísticos. O mais fácil é através da Rua Rainha Dona Maria II. Passa a Igreja da Misericórdia; uns metros mais à frente a Capela de São Crispim, à sua direita. Aí, junto à Capela entra na Viela. Este Albergue está mais ou menos a meio da Viela de São Crispim, à direita. Vai encontrar a indicação na porta.
Ler mais



+7