Povoado Akha
Existem várias tribos que vivem nas selvas do Nam Tha, bem no oração do Triângulo Dourado, uma delas é a tribo Akha. Realmente não há muita diferença entre as tribos do Laos, todos tendem a acreditar em deuses e têm um estilo de vida muito similar, quase inteiramente dedicado ao cultivo de arroz e outros cereais e frutas e criando algum gado. A maior diferença entre as aldeias é geralmente a distância em que estas se encontram das cidades, quanto mais adentrados estão na floresta, menos evoluídos eles são.
A primeira aldeia Akha que visitamos foi no coração da selva. Sim, as pessoas de lá estão acostumadas a ver alguns turistas (todos vêm através do trekking), mas não irão lhe assediar e nem pedir alguma coisa, algo que me surpreendeu bastante, já que eu pensei que ia ser como naquelas aldeias africanas onde logo que você chega a qualquer lugar, forma-se um grande círculo de crianças pedindo de tudo.
Onde é mais notório o grau de desenvolvimento destas aldeias é nas casas. Nesta, as casas eram muito rudimentares e a limpeza não era tão importante quanto em outros lugares.
Eles não contam com nenhum sistema elétrico, de modo que sua vida gira em torno da luz do dia. Eles acordam muito cedo para trabalhar e vão para a cama ao anoitecer.
Durante o dia, na aldeia ficam apenas os idosos, que costumam comer uma espécie de planta que faz os dentes ficarem vermelhos e tem efeitos semelhantes aos da maconha, e as crianças, que depois de voltar da escola ajudam os idosos no que for preciso.
Uma das coisas que me surpreendeu da sua cultura é que dentro da aldeia, junto às casas das famílias, há pequenas casinhas feitas de bambú que são usadas pelos jovens, até que se casarem e formar o seu lar. É a casa dos solteiros, nunca tinha visto antes.
O espaço desta aldeia é realmente maravilhoso, tudo é cercado por bosques e áreas cultivadas.
Na aldeia aproveitamos para comer em uma das casas do lugar. As pessoas são sempre muito hospitaleiras e fornece-lhe tudo o que precisar, apesar de muitas vezes não ter recursos nem para poder nem mesmo se alimentar.
![](https://images.mnstatic.com/75/1c/751c0129eba46283b2c83be7c9b69a73.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
![](https://images.mnstatic.com/a7/09/a709af1bb9ad5287feff95d8fa1cdebb.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
![](https://images.mnstatic.com/42/4c/424ceec4006ee1cb856c27c080e02ffd.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)