A torre vista por dentro
É chamada de Torre Agbar porque pertence às Aiguas de Barcelona (empresa de água), e revolucionou a cidade quando foi construída há alguns anos atrás.
Tive a sorte de poder entrar, mas normalmente a visita ao interior do prédio é reservada para os acionistas e amigos dos trabalhadores. Está situada na Praça Les Glories Catalanes, metrô Glories, mas é necessária uma certa distância para ver melhor a torre. O arquiteto francês Jean Nouvel foi quem a desenhou, e pelo que nos explicaram, representa o caminho da água, desde quando ela sai da terra, como um gêiser, e está vermelha e fervendo, até quando chega aos glaciares e se congela, passando pelo estado líquido e com a cor azul.
A torre tem uma construção muito inteligente, para maximizar o espaço, e minimizar os gastos de energia. Por exemplo, ao chamar o elevador, ele solicita o andar que você vai, e não chegará o elevador que está mais perto, mas sim o que leva as pessoas para o mesmo andar, ou minimiza as paradas.. O sistema de aquecimento tem sensor para saber onde as pessoas estão e limitar o aquecimento ou o ar nessas zonas.
Está construído sobre a água, já que está tão perto do mar que ao escavar, só saiu água. A parte superior do prédio está vazia e é possível alugar para festas de empresas, e tem uma vista incrível da cidade. Pela noite, a torre fica com diversas cores, e em dias especiais, como fim de ano, é bonito observar como vai mudando de cor como se fossem fogos artificiais.