Leo Araújo
Um dos complexos culturais de Vila Velha
Conhecida por suas praias urbanas maravilhosas, o Santuário de Nossa Senhora da Penha e a passagem dos jesuítas. Vila Velha é também um centro cultural que por décadas exerceu muita influência no estado Capixaba.
No Centro Histórico, ou Prainha, local onde a cidade nasceu, podemos observar diversos patrimônios históricos e culturais que contam um pouco da trajetória da cidade. Um destes locais é a Academia de Letras Humberto de Campos, localizada perto dos museus mais antigos e o famoso convento. Este centro cultural ou entidade literária tem sua fundação no período que o Brasil vivia sobre a ditadura varguista e os auspícios da Segunda Grande Guerra.
Nesta época um grupo de estudantes formou uma agremiação que receberia o nome Centro Acadêmico Humberto de Campos (um grande literato da época) em 1940, que com o tempo passaria a ser chamado de Centro Cultural. Quase duas décadas depois o local finalmente receberia o nome de Academia de Letras Humberto de Campos. Realizando diversos concursos e oferecendo programas variados, a academia é um dos centros culturais da cidade que possui diversas vocações e que além de suas belezas culturais guarda um passado grandioso.
Ler mais