Leo Araújo
A arte de fazer pastéis de Belém
Local de muitas belezas naturais e uma cultura marcante, o extremo sul da Bahia é célebre pelo fato de possuir uma costa com centenas de praias. Mas o local que foi um dos primeiros na América no qual os europeus pisaram também é famoso por sua gastronomia. Não existe um local considerado a Babel dos sabores como Porto Seguro na Bahia.
Também deveras, foram séculos de contatos e encontros que nos legaram uma rica culinária. A cada passo que damos no centro de Porto Seguro (ou qualquer uma de suas vilas), descobrimos um belo restaurante ou estabelecimento dedicado à algum prato ou comida típica. Assim é a tradicional fábrica de doces conhecida como A Torre.
O nome é uma homenagem a cidade portuguesa e seu monumento que criou o doce português mais famoso, o pastel de Belém. Especializada na pâtisserie portuguesa, a Torre é um dos mais tradicionais estabelecimentos gastronômicos da cidade, além de ser bem marcante, já que os portugueses foram os primeiros a aportarem na região.
Lá você pode experimentar o tradicional pastelzinho de Belém, com sua massa levinha e fresquinha retirada na hora para você se deliciar, observar a fabricação do mesmo. Vale a pena conhecer este misto de doceria e fábrica, que fica no Beco de Porto Seguro.
Ler mais



+2