Piazza Sant'Antonino
A Piazza Sant’Antonino é uma das três mais importantes praças de Piacenza, junto com a Duomo e a Piazza Cavalli. Ainda nos séculos XI e XII antes da criação da Piazza Cavalli, era ali que se encontravam as autoridades locais. O mercado na praça também é daquela época. A via Sopramuro, construida sobre o antigo muro romano que protegia a cidade, fica ali ao lado.
A basílica de Sant’Antonino, padroeiro da cidade, foi construída entre 350 e 375 por vontade de San Vittore, o primeiro bispo da cidade, como igreja sepulcral. Na época, a igreja se encontrava fora dos muros da cidade, às margens da “via Francigena”, a via que conduzia os peregrinos a Roma e que é ainda hoje utilizada para tal fim; naquele trecho a rua tem o nome de via Sant’Antonino. Os muros serviam para proteger a cidade de ataques e de epidemias. Como o movimento era grande na via Francigena, pois os viajantes aproveitavam as portas da cidade para descansar, intituiu-se um comércio ao longo da via que se concentrou nas proximidades da basílica. A praça, em forma de L, surgiu a partir das casas dos comerciantes que se instalaram ali.
Algumas construções resitiram e dividem o espaço com a basílica, o Teatro Municipal e a pequena igrejinha de Santa Maria in Cortina, onde teriam sido encontradas as relíquias de Sant’Antonino. As mais modernas são dos século XVII e a restauração mantém viva a praça que já não abriga o mercado das quartas-feiras e sábados, mas encontrar a praça semi vazia é uma raridade.